Glossário Básico - Nutrição vet



Os textos abaixo estão disponíveis para uso individual para estudos. Não estão disponíveis para impressão de qualquer tipo ou publicação em outros sites ou de qualquer outra forma sem citação explícita da fonte. Obrigado por respeitar os direitos autorais.


Para citar estes textos em Referências Bibliográficas, seguir como no exemplo abaixo:

GOMES, M.O.S. Ácido linoléico conjugado. [on line] Disponível em: http://www.nutricao.vet.br/glossario_basico.php. Acesso em (dia) (mês) (ano).




Pesquise por palavras-chave ou expressões:


Toda substância que, consumida pelo animal, é capaz de contribuir para a manutenção de sua vida e sobrevivência da espécie à qual pertence. (elaborado por JEREMIAS, J.T., 2009.)


Toda substância que, consumida pelo animal, é capaz de contribuir para a manutenção de sua vida e sobrevivência da espécie à qual pertence. (elaborado por JEREMIAS, J.T., 2009.)     
 


É considerado um alimento balanceado aquele que é capaz de prover ao animal as quantidades e proporções apropriadas de todos os nutrientes necessários para um período de 24horas. (elaborado por GOMES, M.O.S., 2009.).     
 


Responsáveis pela manutenção e crescimento do organismo, assim como renovação de tecidos e células. São as proteínas. (selecionado por PRADA, C.S., a patir do site do HC da FM-USP Jun/2014).     
 


Responsáveis pela energia do organismo. São os carboidratos e os lipídios. (selecionado por PRADA, C.S., a patir do site do HC da FM-USP Jun/2014).     
 


Define-se por alimento funcional aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual produza efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou efeitos benéficos á saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão profissional. Os termos alimento funcional e nutracêutico muitas vezes são tratados erroneamente como sinônimos. (VASCONCELLOS, R.S. Jun/2011).     
 


Alimento ofertado e consumido em seu estado natural, sem sofrer alterações industriais que modifiquem suas propriedades físico-químicas (textura, composição, propriedades organolépticas). Nota: as frutas e o leite fresco são exemplos de alimentos in natura. (elaborado por PRADA, C., 2013 a partir de material do Ministério da Saúde do Brasil).     
 


Responsáveis pela regulação das atividades no organismo, garantindo seu bom funcionamento. São a água, fibras, sais minerais e vitaminas. (selecionado por PRADA, C.S., a patir do site do HC da FM-USP Jun/2014).     
 


O conteúdo de umidade deste tipo de alimento varia de 6 a 10% e 90% ou mais de matéria seca. Esse tipo de alimento inclui produtos extrusados. Os principais ingredientes habitualmente empregados em sua fabricação incluem cereais em grão, produtos derivados de carne, aves ou peixes, suplementos vitamínicos e minerais. (elaborado por JEREMIAS, J.T., 2009.).     
 


É o alimento para animais de estimação que possui características nutricionais e balanços específicos utilizados como tratamento ou como coadjuvante do tratamento clínico em determinadas afecções que respondem ao manejo nutricional. Deve sempre ser prescrito por médico veterinário. (elaborado por GOMES, M.O.S., 2009.).     
 


O conteúdo de umidade deste tipo de alimento varia de 60 a até mais de 87%. A porção de matéria seca desse alimento (40 a 13%) é que contém todos os nutrientes não aquosos: proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais. A forma, consistência e textura deste alimento são obtidas pela adição de gomas e outros agentes gelificantes, que têm função de agregar a água ao alimento. Apresentam alta palatabilidade e têm como ingredientes principais carne e subprodutos de carne. (elaborado por JEREMIAS, J.T., 2009.).     
 


Anúncio do google