E-mail    Senha    Não possui uma conta? Clique aqui e cadastre-se.

Grupo Brasileiro ganha os Dois Prêmios oferecidos em Congresso Internacional ocorrido nos Estados Unidos
O evento reuniu especialistas em alimentação e nutrição de cães e gatos do mundo todo e também alguns profissionais da linha da nutrição humana.
Raquel Pedreira, Denise Elliott, Fabiano Sá e Aulus Carciofi
Na foto acima, Raquel Pedreira, Denise Elliott, Fabiano Sá e Aulus Carciofi no WiNSS 2013.

Entre 01 e 04 de outubro de 2013 ocorreu em Portland, Oregon, EUA, o Waltham International Nutritional Sciences Symposium - WINSS.

 

Além das palestras de importantes nomes na área, como Rob Knight, Kelly Swanson, John Mathers, Richard Butterwick e Denise Elliott, entre outros, o congresso foi bastante prestigiado e contou com a apresentação de mais 100 trabalhos científicos: mais de 90 na forma de posters e mais de 20 em exposições orais.

 

Os trabalhos foram avaliados por um comitê científico e os autores do melhor poster e do melhor trabalho oral foram premiados com uma viagem para o Centro de Pesquisa Waltham na Inglaterra.

 

 

Auditório do Waltham International Nutritional Sciences Symposium 2013

A imagem mostra o auditório onde os trabalhos orais foram apresentados. Clique aqui para ver a programação completa do evento.

Abertura do WINNS 2013

 

Abertura do evento que ocorreu em The Governor Hotel em Portland, OR, EUA.

 

Os posters com os trabalhos expostos eram visitados pelos interessados que dialogavam com os autores.

O trabalho apresentado por Fabiano César Sá, médico veterinário, estudante de doutorado no programa de pós-graduação da UNESP de Jaboticabal, sob orientação do prof.dr. Aulus C Carciofi, foi escolhido como o melhor trabalho em poster do congresso.

 

Intitulado: "Digestibility and palatability of foods for dogs and cats extruded with different amounts of mechanical and thermal energy" (digestibilidade e palatabilidade de alimentos para cães e gatos extrusados com diferentes quantidades deenergiamecânica e térmica) ele tem como autores, além de Fabiano: E. M. Souza, Galen Rokey, K. S. Venturini, J. N. Werneck, Karina N. V. Gonçalves e Aulus C. Carciofi.

 

Este trabalho avaliou o efeito da energia térmica e mecânica no cozimento proporcionado pela extrusão. É bastante importante pois mostrou que a aplicação de energia términa favorece a palatabilidade das dietas, está relacionada à menor perda de nutrientes e desgaste do equipamento. Acreditava-se que gatos preferissem alimentos cozidos com energia mecânica, mas o experimento mostrou que não.

 

 

Momento em que os estudantes Raquel Pedreira e Fabiano Sá foram chamados à frente pela pesquisadora Dra. Denise Elliott para o anúncio da premiação.

Raquel Pedreira, vencedora do melhor trabalho oral apresentado no congresso WINNS 2013.

Momento em que a mestranda da Unesp/Jaboticabal, Raquel Pedreira, expôs seu trabalho à audiência.

Raquel Silveira Pedreira, médica veterinária, aluna de mestrado no mesmo centro de pesquisa sob a orientação também do prof. dr. aulus Carciofi foi a vencedora do melhor trabalho exposto sob a forma de palestra.

 

O trabalho intitulado Insoluble fiber delays gastric emptying and colonic filling time of dogs fed kibble diets (Fibras insolúveis retardam o esvaziamento gástrico e tempo de preenchimento do cólon de cães alimentados com ração seca) demonstrou de forma inovadora o comportamento da fibra ao longo do trato digestório dos cães. Outros trabalham já haviam mensurado o tempo total de deslocamento do ingrediente, sem, entretanto, entender como ele agia em cada órgão especificamente.

 

Além de Raquel Pedreira, que apresentou o trabalho, são também autores: Silva, F. L; Avante, M. L.; Loureiro,B.A.; Matheus, L. F. O.; Ferreira C. S.; Canola, J. C e Aulus C. Carciofi.

A pesquisa em alimentação e nutrição de animais de estimação produzida no Brasil e os especialistas que as realizam estão em pé de igualdade com os dos grandes centros de países desenvolvidos. Isso nos enche de orgulho e de entusiasmo. Parabéns aos estudantes e ao grupo como um todo.

por Cristiana Prada, Out/2013.
nutrição.VET

 

 


Veja também

 
nutrição.Vet

 

 

[ Como anunciar ]